http://planodeaula-alexandre.blogspot.com/2011/03/plano-de-aula.html
Plano de aula
Disciplina: Educação Física
Faixa etária dos alunos:
Professor:
Duração: 30 minutos
Local:
Objetivo da aula: Desenvolver força, agilidade, equilíbrio e domínio espaço/tempo;
Proporcionar interação e integração entre os alunos;
| ||
Conteúdo
Luta
|
Estratégias
Parte Inicial
Caçador
Alunos livres pela quadra/pátio, dois alunos escolhidos pelo professor serão os caçadores. Ao comando do professor os demais serão caçados e quando capturados passarão também a serem caçadores. O último aluno a ser capturado passará uma tarefa (mico) para todos os caçadores.
Parte Principal
Desatar o laço
Alunos divididos em dois grupos deverão amarrar em volta da cintura com um nó tipo laço, uma corda. Cada aluno de cada grupo falará um número e guardará este na memória. Serão propostas áreas para o “combate”. Ao comando do professor que irá falar um número, os alunos correspondentes a este irão para a área de combate e tentarão tirar a corda um do outro. Ao final o grupo que conseguir tirar mais cordas do adversário ganha o combate
Parte Final
Cão de guarda
Em duplas serão formada duas rodas (uma interna e outra externa), os alunos da roda externa ficarão em quatro apoios e serão os “cães”, um dos alunos que estiverem na roda externa não terá cão e tentará roubar o cão de alguém com uma piscada de olhos ou algum gesto facial;
|
Avaliação
Os alunos serão observados durante a execução das propostas sendo levando em consideração o aspecto procedimental e o atitudinal.
|
Fonte: Aulas de Jiu-Jitsu ministradas na Academia Alma Fitness (adaptado), aulas de Ginástica Jogos e Brincadeiras e de G. A. (adaptado)
|
Plano de aula
Disciplina: Educação Física
Faixa etária dos alunos: 10 e 11 anos – 6º ano ensino fundamental ll
Professor:
Duração: 30 minutos
Local:
Objetivo da aula: Desenvolver, atenção, agilidade, equilíbrio e cooperação
Proporcionar interação e integração entre os alunos;
| ||
Conteúdo
Luta
|
Estratégias
Parte Inicial
Roubar a Cauda
Cada aluno deverá colocar uma corda presa à sua cintura de forma que fique pendurada para trás (cauda). Ao sinal do professor os alunos deverão correr pela quadra, tentando capturar a cauda dos demais. Os alunos que perderem a sua cauda deverão juntar-se através das caudas perdidas, formando uma corrente para tentar roubar as caudas dos alunos restantes.
Parte Principal
“A Lagarta”
Os alunos deverão ser divididos em duas equipes iguais e interligados entre si por cordas amarradas à cintura, formando uma “lagarta”. Cada lagarta deverá soltar o primeiro componente para tentar engatar-se no final da lagarta oponente, sendo que o aluno que conseguir se engatar primeiro será o vencedor, ocasionando a transferência do perdedor para o final de sua lagarta e conseqüentemente a diminuição da outra lagarta. Vencerá a equipe que conseguir acabar com a lagarta oponente.
Parte Final
Dois alunos estarão “batendo corda” para que os demais passem pela corda em movimento, sem que os mesmos encostem-se à corda interrompendo o seu movimento giratório. Os alunos que tocarem na corda deverão trocar de lugar com os batedores.
|
Avaliação
Os alunos serão observados durante a execução das propostas sendo levando em consideração o aspecto procedimental e o atitudinal.
|
Bibliografia: OLIVIER J. C.- Das Brigas aos Jogos com Regras: enfrentando a indisciplina na escola. Artmed. Porto Alegre, 2000. (adaptado).
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário