quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Educação Pelo Esporte

O esporte educacional deve desviar da performance e da técnica e direcionar-se para a produção de convívio social e ético dos educandos, permitindo participação, critica e a elaboração da pratica esportiva.Impulsionando os educandos rumo à autonomia das praticas esportivas e de lazer.
alguns conceitos de competência:

“Qualidades de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos.” (Dicionário Aurélio)

Na escola, “faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. Estão ligadas a contextos culturais, profissionais e condições sociais.” (Philippe Perrenoud)

Modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos. situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. as habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do “saber fazer”. através das ações e operações as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova organização das competências. (Documento do ENEM, p. 8)

Conjunto de conhecimentos, qualidades, capacidades e aptidões que habilitam para a discussão, a consulta, a decisão de tudo o que concerne a um ofício, supondo conhecimentos teóricos fundamentados, acompanhados das qualidades e da capacidade que permitem executar as decisões sugeridas. (TANGUY,L. 1997)

“A pedagogia da competência assume duas dimensões: uma psicológica, em que a noção de competência é apropriada sob a ótica das teorias psicológicas da aprendizagem; outra sócio-econômica, pela qual essa noção adquire um  significado no âmbito das relações sociais de produção.” (RAMOS,M.2001)

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, “capacidade de mobilizar, articular e colocarem ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho. (DCN EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO)- (Parecer CNE-CEB 16/99 e Resolução CNE-CEB nº 04/99)

Cabe aqui , a diferenciação entre eficiência e eficácia. A eficiência está relacionada ao processo enquanto a eficácia está relacionada ao resultado. Exemplo: Aulas consideradas boas são eficientes mas, só serão eficazes se produzirem aprendizagem.


 
o que significa ser competente?

Aquele que julga, avalia e pondera; acha a solução e decide, depois de examinar e discutir determinada situação,de forma conveniente e adequada. A competência exige o saber, o saber fazer e o ser/conviver. (conhecimentos, habilidades e atitudes).

Trabalhar enfocando as competências significa mudança no foco do ensino. Ao invés da memorização de conteúdos, o aluno irá exercitar suas habilidades, que o levarão à aquisição de novas competências. (Nota 10: Jornal Mensal sobre Educação - Ano I nº 4 agosto/99)

Enquanto aprendentes, interiorizamos aquilo que de alguma forma está ligado ao conteúdo por um desafio, necessidade ou motivação.

Exemplificando: Quando aprendemos a andar de bicicleta, consideramos o “andar”, um desafio. Esta aprendizagem acontece a partir da mobilização de recursos cognitivos para a resolução do problema ou objetivo da aprendizagem.

A competência é uma construção mental e não a mera resolução de tarefas. Quem sabe fazer deve saber porque está fazendo desta maneira e não de outra.

Moretto (1999) aponta cinco competências:


domínio de linguagens;
compreensão de fenômenos;
construção de argumentações;
soluções de problemas;
elaboração de propostas.
Buscando um novo paradigma educacional, centrado na aprendizagem e não no ensino, teremos o professor como mediador entre o conhecimento acumulado e o interesse e a necessidade do aluno . E o currículo, entendido como o conjunto integrado e articulado de situações organizadas de modo a promover aprendizagens significativas.

Para desenvolver competências é preciso, antes de tudo, trabalhar por resolução de problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos, habilidades e valores.

Critérios para a escolha do bom jogo
  1. Possibilita a todos participarem
  2. Possibilita o sucesso dos participantes
  3. Permite o gerenciamento dos jogadores
  4. Favorece adaptações e novas aprendizagens
  5. Mantém a imprevisibilidade

Sugestões de atividades

Cerca:
Material:Bolas
Descrição:O professor delimita o espaço, que poderá ser uma quadra ou outro espaço, no sentido do comprimento, riscando uma linha com giz para marcar o meio.Um educando (cerca) permanece em pé sobre a linha e o seu deslocamento dá-se apenas lateralmente.Os demais permanecem em um dos lados da linha.O professor conduz a brincadeira."Preparar"..Passar"".Ao comando, todas os educandos devem passar para o outro lado da linha, saltando com apenas um dos pés, e o pegaador deve tentar tocar um ou mais colegas, que assumirão também a posição de cerca e passarão a auxiliar o pegador.

Competencias
Domínio cognitivo: concentração no comando do educador e nos movimentos dos pegadores, transferir os conhecimentos de outras brincadeiras para esta, analisa e identificar estratégias de passagem de um lado para  o outro.
Domínio psicomotor : deslocamento lateral na movimentação do pegador (semelhança com o deslocamento defensivo do bsequete), saltitar para atravessar o espaço determinado, equilíbrio em pé, esquivar-se para não ser tocdo pelo pegador.
Domínio sócio-afetivo: espírito de aequipe dos egadoes para se deslocarem todos na mesma direção, elaboração  das estratégias de ambos os grupos, honestidade para indicar-se como cerca após ser pego e autonomia para avliar o melhor momento de transpor a cerca.


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